quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Maria do Rosário antecipa campanha sobre violência sexual contra crianças


Ministra falou ao Bom Dia Ministro nesta quinta-feira.
Maria do Rosário antecipa campanha sobre violência sexual contra crianças
Maria do Rosário participa de Bom Dia Ministro
por Paula Rosa, Rede ANDI Brasil - Brasília (DF).

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, falou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, durante programa de rádio "Bom Dia Ministro", sobre a campanha de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, que será lançada na sexta-feira, 25 de fevereiro, No Rio de Janeiro. A Ministra informou que a ação vai envolver todos os municípios brasileiros e não apenas as capitais. "O foco da campanha deste ano é o disque 100, canal de denúncias nacional. Queremos colocar em funcionamento com muita força, já que é um número que pode ser acionado gratuitamente em qualquer lugar do Brasil. Estamos preparados com uma grande equipe para acolher essas denúncias e repassá-las para os governos locais", assegurou Maria do Rosário.

Formar uma rede de proteção é o desafio da SDH na área da infância. Maria do Rosário explicou que o governo precisa da participação da sociedade para que as ações se tornem efetivas. "É tradição lançarmos a campanha no carnaval, por ser uma festa popular de forte
abrangência no País e um momento que crianças e adolescentes estão mais vulneráveis, mas a nossa intenção é ultrapassarmos essa data. Vamos formar uma rede muito permanente e atenta a proteção das crianças. A sociedade tem que que agir, não podemos fingir que não estamos vendo a violência, e esse é exatamente o slogan da campanha", afirmou.

Durante uma hora a Ministra esteve disponível para responder perguntas feitas por jornalistas de rádios de todo País. Ao ser questionada sobre a falta de infraestrutura, de qualificação e de pessoal nos Conselhos Tutelares, Maria do Rosário informou que o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) está definindo uma resolução, com objetivos de investir na preparação e qualificação dos conselheiros. Reafirmando a importância dos conselheiros de direitos para a proteção das crianças, Maria do Rosário citou que o sucesso da ação do governo depende dessa atuação. "Para termos uma resolutividade maior na nossa atuação temos que qualificar aqueles que atendem e tem responsabilidades de proteger as crianças, no caso os conselhos tutelares, mas temos que trabalhar também nas escolas, em instâncias de saúde. Precisamos atuar em rede e tratarmos as crianças como nossos filhos", defendeu.

Outro assunto abordado por vários jornalistas foi o aumento da população de crianças e adolescentes que vivem nas ruas, consumindo drogas e exploradas sexualmente. Segundo levantamento divulgado pelo Jornal Estado de São Paulo nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, atualmente existe 23.973 crianças nas ruas espalhados em 75 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. Para combater esses problemas, e com o pensamento em erradicar a miséria, compromisso assumido pela Presidenda Dilma Roussef, Maria do Rosário adiantou que o Governo Federal pretende apresentar no mês de maio medidas que vão envolver todas as pastas ministeriais que atuam na área social. "Vamos atuar com o Ministério da Educação, porque essas crianças e dolescentes precisam estar nas escolas; com o Ministério do Desenvolvimento Social, no resgate da vida familiar; da Justiça, envolvento a Polícia, apoiando iniciativas locais que possam debelar quadrilhas, porque acreditamos que lamentavelmente não se trata apenas de uma menina ou menino na rua, mas de gente que lucra com a exploração do corpo dessa criança e quadrilhas precisam se debeladas, trata-se de crime organizado", ressalta a Ministra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário