segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tamanho da fonte:
Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 às 19:21  

Governo brasileiro repudia violência na Líbia e conclama segurança aos estrangeiros

Em nota do Ministério das Relações Exteriores, divulgada no início da noite desta segunda-feira (21/2), o governo brasileiro repudia o uso da violência na Líbia e pede que as autoridades locais tomem medidas no sentido de preservar a segurança e a livre circulação dos estrangeiros que se encontram no país.
De acordo com o texto, ao tomar conhecimento da deterioração da situação na região, o governo do Brasil conclama que as partes envolvidas busquem solução para a crise por meio do diálogo. O MRE diz, ainda, que a Embaixada do Brasil está em contato permanente com a comunidade brasileira naquele país e colocou à disposição telefones tanto no Brasil quanto na Líbia para divulgação de informações.
Leia abaixa íntegra da nota à Imprensa nº 70 do Itamaraty:
Situação na Líbia

Ao tomar conhecimento da deterioração da situação na Líbia, o Governo brasileiro conclama as partes envolvidas a buscarem solução para a crise por meio do diálogo, e reitera o repúdio ao uso da violência.

O Governo brasileiro insta as autoridades líbias a tomarem medidas no sentido de preservar a segurança e a livre circulação dos estrangeiros que se encontram no país. O Governo brasileiro tem a expectativa de que as autoridades líbias deem atenção urgente à necessidade de garantir a segurança na retirada dos cidadãos brasileiros que se encontram nas cidades de Trípoli e Bengazi.

A Embaixada do Brasil na Líbia está em contato permanente com a comunidade brasileira naquele país.  Os números telefônicos de plantão para contato, que estão operando em caráter intermitente devido às condições locais, são (21891) 881-2437/729-3460/322-3151. Em Brasília, os números de contato são (61) 3411-8804/ 8808/8809/8817 (de 8h às 20h) e (61) 3411-6456 (de 20h às 8h).
Imprima: Imprimir
Envie para
  • email
  • Twitter
  • Google Bookmarks

Compromisso para que o Brasil seja um território livre da homofobia

A ministra Maria do Rosário participou, na Avenida Paulista, de marcha contra a homofobia.
Foto:César Ogata/SDH

 
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, começou por São Paulo o lançamento do selo “Faça do Brasil um Território Livre da Homofobia”. A ação teve a finalidade de divulgar o Disque Direitos Humanos – módulo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). A ministra também se reuniu com movimentos de Direitos Humanos na Câmara Municipal da capital paulista.
Durante o ato de apresentação do selo e do Disque Direitos Humanos (Disque 100), Maria do Rosário enfatizou a necessidade do envolvimento de todos os setores da sociedade para o enfrentamento do preconceito.
“Estamos aqui lançando não só um selo, mas juntos assumindo um compromisso para que o Brasil seja um território livre da homofobia”, disse.
A ministra também explicou como se dará o sistema de atendimento pelo telefone, um serviço gratuito e ininterrupto (24 horas por dia, sete dias por semana).
“Trata-se de um serviço de acolhida, para que o denunciante seja, antes de tudo, respeitado. Não se trata só de um atendimento telefônico, mas de um canal de recebimento de denúncias para que possamos agir para enfrentar a violência homofóbica. O Estado brasileiro não tolera o preconceito”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário