domingo, 13 de fevereiro de 2011

MAIORIA EM ESCOLA

Pesquisa revela que 1 em cada 10 alunos bebe álcool sempre!

Jovem e Bebida Alcoolica 
Jovem e Bebida Alcoolica
 
Dores de cabeça, enjoo, mal-estar, fadiga, sono…Essas e outras sensações tão comum durante a ressaca são freqüentes nõa só entre adultos que abusam de álcool. Ultimamente, muitos adolescentes e até crianças já começam a passar por essa experiência, ficando sujeito ao alcoolismo precoce e muito à dependência de outras drogas.

Segundo uma pesquisa realizada em São Paulo pelo centro de referência em álcool, tabaco e outras drogas, 40% dos adolescentes e 16% dos adultos que procuram tratamento experimentam bebida alcoólica quando ainda eram crianças.

Em Teresina, pesquisa realizada pela hebiatra ( especialista em tratamento de adolescentes), Catarina Pires, mostra que 9,7% dos adolescentes da escola pública analisada bebem realmente. O índice é de 9,4% entre os estudantes), Catarina Pires mostra que 9,7% dos adolescentes da escola pública analisada bebem regularmente. O índice é de 9,4% entre os estudantes da escola particular.

O psiquiatra infantil Carlos Alberto Soares afirma que começar a beber muito cedo é mais prejudicial para crianças e adolescentes porque eles ainda estão com o cérebro e desenvolvimento. “Isso faz com que eles se tornem dependentes com mais freqüência”, disse Carlos Alberto.

De acordo com o psiquiatra, a bebida alcoólica é um prejuízo para o desenvolvimento psiquico, emocional e orgânico do adolescente. “Eu mesmo já cheguei a tratar crianças com até 10 anos iniciando o alcoolismo” relata o especialista.

Parece algo impensável, mas a pesquisa da hebiatra Catarina Pires revelou que 72,3% dos adolescentes do Ensino Médio das escolas analisadas já experimentaram bebida alcoólica, sendo que 9,5% disseram que não bebem com freqüência. A idade em que ocorre o primeiro contato com a bebida é menor entre os estudantes de escola particular, 14,7% responderam que experimentaram na faixa etária entre 7 e 10 anos, enquanto esse índice entre os jovens da escola pública é de 6,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário