terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Consumo de alimentos saudáveis pode ajudar na prevenção do câncer

Os médicos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo alertam que o consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequada é um dos principais fatores na prevenção do câncer.


O setor de nutrição do hospital preparou uma lista com alguns desses alimentos.

Mamão, manga, abóbora... Tudo que é amarelo ou alaranjado é fonte de betacaroteno. “O betacaroteno tem alguns estudos que demonstram fator de proteção contra o câncer de pulmão e o câncer de mama”, explica Ana Carolina Vieira Sandrini, nutricionista.

“Ajuda o organismo a fazer uma limpeza do interior das células. Acredita-se que uma das maneiras de enfrentar o câncer seja você diminuir a quantidade de oxidação dentro das células, isso facilitaria a morte celular das células cancerosas”, diz Paulo Hoff, oncologista.

Na dúvida entre comer o mamão em pedacinhos ou batido no suco, a nutricionista afirma que dar preferência à fruta em pedaços é melhor, por causa da fibra. “Diminui o risco de você ter prisão de ventre e está associado a uma formação menor de pólipos e câncer de intestino. A idéia é que você tenha um tempo menor de exposição de substâncias tóxicas no intestino”, revela.

A melancia, o tomate e outros alimentos vermelhos têm o chamado licopeno. “Uma substância muito importante. A maior parte dos estudos foram feitos nessa direção, na direção do câncer de próstata, mas o licopeno certamente ajuda no combate a outros tipos de câncer também”, afirma o oncologista.

Não adianta nada comer um prato enorme de peixe hoje e depois passar semanas, meses, sem esse tipo de alimento no cardápio. Os peixes também são os queridinhos de nutricionistas e médicos. É que ele tem uma gordura boa, chamada ômega 3, que também é fator de proteção contra o câncer.

As opções são variadas. “Por exemplo, sardinha, atum, cavalinha, arenque, salmão, bacalhau. Mais ou menos um filé por dia”, sugere a nutricionista.
O ômega 3 também está na linhaça e em alguns tipos de óleo como o de soja e o de canola, mas cuidado para não exagerar. Você pode aumentar o colesterol ruim, o LDL.

Na linhaça é possível obter dois benefícios. “A linhaça inteira ela tem o benefício da fibra, mas se eu quiser o fator de proteção do ômega 3 eu preciso bater ela pra absorver esse ômega 3, porque se ela tiver inteira ela não é digerida pelo organismo”, explica.
Carne também ajuda na prevenção do câncer. “A recomendação mundial de prevenção do câncer é limitar o consumo de 500 gramas de carne cozida por semana”, diz Ana Carolina.

Cuidado com o churrasquinho que passou do ponto, a pipoca queimada ou o pão torrado demais . "Produtos de alta combustão, quando são cozimentos longos a seco, que levam aos queimados externos, isso também pode favorecer o desenvolvimento do câncer", explica a nutricionista.

O diretor do Instituto do Câncer de São Paulo diz que quanto mais cedo a dieta saudável fizer parte da rotina, maiores os benefícios. “Um cardápio que visa estimular as pessoas a terem uma alimentação melhor, que possa ajudá-las não só no tratamento e recuperação de uma doença como o câncer, mas também problemas cardiovasculares e de outras naturezas a longo prazo”, afirma Paulo Hoff, oncologista.
"É importante colocar nesta alimentação, no mínimo 400 gramas de frutas e/ou hortaliças por dia, que são aproximadamente cinco porções. Esta é a recomendação do Fundo Mundial de Pesquisas sobre o Câncer", completa a nutricionista.
Os médicos recomendam também que as substâncias citadas na reportagem como o betacaroteno ou o licopeno sejam adquiridas pelo consumo de alimentos frescos e não por suplementos alimentares.
Clique aqui e confira alguns alimentos que possuem propriedades funcionais que contribuem na prevenção do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário