quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011


Fortaleza: Comissão de Direitos Humanos contra exploração sexual

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Criança e do Idoso, da Câmara Municipal de Fortaleza, voltou a se reunir nesta quarta-feira, 23, na sala das comissões. Dentre os temas discutidos, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), destacou a atual situação dos estabelecimentos comerciais da orla marítima, e aprovação de moção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Eliana Gomes informou que a Comissão resolveu fazer uma pesquisa sobre os avanços, problemas e conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o tema na Casa. De posse desse relatório, a Comissão voltará a discutir suas ações. Uma dessas ações, previu a vereadora, será a convocação de órgãos do Executivo que possam coibir a exploração sexual.

A Comissão aprovou, ainda, a concessão da Medalha de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara ao humanista e pacifista-budista Daisaku Ikeda. A proposta foi do vereador Ronivaldo Maia (PT), líder da Prefeita Luizianne Lins na Casa. Também foi aprovado o encaminhamento de requerimento de moção de apoio a não extradição do ativista Cesare Battisti e a realização de uma audiência pública sobre esse assunto.

Uma comissão de moradores do Conjunto Maria Tomázia esteve na reunião. Cinqüenta e cinco famílias encontram-se ameaçadas de despejo por reintegração de posse judicial. O líder da prefeita, presente na reunião, assumiu o compromisso de tratar do assunto com Luizianne Lins para encontrar uma solução.

O vereador Gelson Ferraz (PRB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, participou do encontro, reforçando as ações da Comissão.

Fonte: Câmara de Fortaleza




O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lança nesta quinta-feira, 24, às 10h, o Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil.

Elaborado pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça, o estudo traz um diagnóstico da violência no Brasil, que tem causado mortes, principalmente de jovens, nos grandes centros urbanos e no interior.

Coordenado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, o mapa servirá de subsídio a políticas públicas de enfrentamento à violência. Baseado em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, o estudo mostra o aumento do número de mortes de jovens por homicídio, acidentes de trânsito e suicídio.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário