sexta-feira, 13 de maio de 2011

Renato Aragão participa de mobilização pela primeira infância
Na Semana do Bebê de Canela, Embaixador do UNICEF participará de seminário sobre a importância da paternidade consciente


O ator e Embaixador do UNICEF no Brasil, Renato Aragão, participará da Semana do Bebê de Canela, realizada de 8 a 15 de maio no município da Serra Gaúcha. A iniciativa apoiada pelo UNICEF tem como objetivo mobilizar governos e sociedade pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de vida.

No próximo dia 15, a partir das 10h30, ele fará parte da mesa redonda que tratará da importância da paternidade consciente. O debate contará com a participação do prefeito de Canela, Constatino Orsolin, pais e especialistas.

Além do simpósio, estão sendo realizadas em Canela oficinas, seminários e atividades nas áreas de saúde, educação, cultura e lazer.
A Semana do Bebê é uma metodologia realizada há 12 anos no município de Canela. Em razão dos bons resultados, foi adotada por outros municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai. No ano passado, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do País.
Para este ano já foram confirmadas mobilizações no Rio de Janeiro e em outros 24 municípios brasileiros. No Ceará, a Semana do Bebê passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado. Com isso, o Ceará realizará a ação todos os anos entre os dias 20 e 26 de setembro. Os municípios cearenses também serão incentivados a aderir a essa iniciativa.

A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação também fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano.

A iniciativa promove a união de forças para a garantia do desenvolvimento em uma fase crucial na vida do ser humano: a primeira infância. Nos seis primeiros anos de vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, essa fase representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário