segunda-feira, 2 de maio de 2011

  • Combate à exploração sexual é tema de mobilização

  • Objetivo do evento é chamar atenção da sociedade para o problema




  •  
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    DA ASSESSORIA


    Dezoito de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em comemoração à data, a Comissão Multidisciplinar do Núcleo dos Agentes da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande realiza durante todo o mês de maio diversas atividades relacionadas ao tema.

    O lançamento da programação ocorre no próximo dia 10, às 10 horas, no auditório do Fórum de Várzea Grande. Na ocasião, o juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca, Jones Gattass Dias, apresentará o livreto Justiça da Infância, elaborado pelos profissionais da Comissão.

    Segundo o magistrado, o objetivo do evento é chamar atenção da sociedade para o problema da violência contra a criança e o adolescente. "Passamos por uma crise com origem na desestruturação das famílias e da escola. A intenção é despertar em cada pessoa o seu papel no enfrentamento desses problemas. Nossas escolas precisam receber mais investimentos, assim como os professores devem ser mais valorizados. Nossas crianças e jovens precisam de projetos e espaços de lazer e cultura", destacou.

    O Juízo de Direito da Infância e Juventude de Várzea Grande, por meio do Núcleo dos Agentes, tem como objetivo ampliar, articular e integrar as políticas, os programas e os projetos de apoio sócio-familiar, difundindo uma cultura de promoção, defesa e garantia do direito de crianças e adolescentes.

    O quadro dos Agentes da Infância e Orientador Voluntário do Juízo da Vara da Infância e Juventude é composto atualmente por 132 pessoas, que acompanham e orientam os adolescentes no decorrer do cumprimento da medida socioeducativa de liberdade assistida.

    A Coordenadoria da Execução da Medida Sócio-Educativa em meio aberto da Vara da Infância e Juventude de Várzea Grande é a responsável pela orientação social do adolescente, através de realização da audiência com ele e sua família.

    Essa intervenção facilita o cumprimento da decisão judicial, além de indicar uma pessoa para ser orientador voluntário da criança ou adolescente e encaminhá-lo para o Serviço Municipal de Execução de Medida Sócio-Educativa. Outra frente de atuação do Núcleo são as fiscalizações, que têm por objetivo colocar crianças e adolescentes a salvo de toda forma de negligência, assim como prevenir a ocorrência de ameaça ou violação de seus direitos, o que inclui coibir a venda, o fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes nos estabelecimentos ou em eventos.

    As atividades do Mês de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes serão realizadas em conjunto com os seguintes parceiros: Polícia Militar, Polícia Civil, Cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum Mato-grossense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Várzea Grande, Conselho Municipal de Assistência Social de Várzea Grande e Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

    A coordenação do evento estará a encargo dos agentes da infância e juventude Tiago Perussi Lima Rodrigues e Rosângela Soares dos Santos Siqueira. Confira aqui a programação do Mês de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

    Fonte: Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário