quinta-feira, 12 de maio de 2011


Seminário debate trabalho em rede e a garantia dos direitos infantojuvenis

Do Portal Pró-Menino

Nos últimos dias 04 e 05 de maio, mais de 300 pessoas participaram do Seminário Redes e Sustentabilidade no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), promovido pela Fundação Telefônica. Entre palestras temáticas e oficinas práticas, o evento foi uma oportunidade única de partilhar informações sobre os principais desafios do trabalho em rede e as experiências de quem já obteve resultados positivos nesse processo.
A primeira mesa redonda do seminário, por exemplo, debateu casos práticos de municípios paulistas que já contam com programas de atendimento e trabalho em rede na área de criança e adolescente e que estão buscando, com a colaboração de consultores especializados, a sustentabilidade desses projetos. Representantes destes e de outros municípios falaram sobre esses programas e os principais obstáculos vencidos. Confira aqui os depoimentos de Giany Povoa, Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social de Várzea Paulista; Maria Alice Alves Coelho, coordenadora da Rede Criança e Adolescente de Bebedouro; e Sônia Gomes, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba.
As mesas ainda trataram de temas como lideranças e mobilização para o trabalho em redes; a importância de sistemas de monitoramento e indicadores; e participação e parcerias no SGDCA. Já durante as oficinas, as principais dificuldades e metodologias sugeridas para vencê-las foram abordadas sob uma perspectiva mais prática, analisando de forma interativa as fases do processo de implementação e consolidação das redes em cada município.
Entre os destaques do primeiro dia de seminário, o potencial do uso de ferramentas como a Internet e as mídias sociais no fortalecimento das redes foi um dos temas mais esperados. Miguel Nicolelis, diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University e presidente da Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa, e Sílvio Meira, professor titular do Centro de Informática da UFPE e cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), centralizaram a atenção do público ao abordar o uso da ciência e da tecnologia como instrumentos para a transformação social. 
O seminário, realizado em São Paulo, foi transmitido online pelo TV Terra. E a participação remota foi intensa, com muita interação em comentários postados na ferramenta de transmissão e pela cobertura em tempo real no Twitter. Para quem não pode acompanhar ao vivo, os materiais, vídeos e a gravação do seminário estão sendo editados e, em breve, estarão disponíveis na seção “Trabalhando em Rede” do Portal Pró-Menino. Não deixe de conferir!
Publicações

No evento, ainda foram lançadas duas publicações produzidas pela Fundação Telefônica. A primeira,Conhecer para Transformar, foi desenvolvida em parceria com a Prattein com o apoio do movimento Juntos pelo ECA e é o primeiro guia para diagnóstico e formulação da política municipal de proteção integral na área da infância e juventude lançado no Brasil

A segunda é uma manual prático, produzido em parceria com a MOB com o objetivo de encontrar e favorecer caminhos para a sustentabilidade dessas redes - Manual prático Fortalecendo redes no SGDCA . Além disso, essa parceria também produziu a versão beta de um tutorial, que traz dicas e orientações sobre como proceder à Análise de Redes Sociais. Apesar de se tratar de uma versão preliminar, o material ainda em construção já ajuda na orientação desse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário