terça-feira, 17 de maio de 2011

18 de maio: denúncia é imprescindível para combater violência sexual

Leila Paiva citou avanços e desafios de Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes para os próximos anos
por Paula Rosa, Rede ANDI Brasil, Brasília (DF), com informações do Portal Viablog
Em entrevista ao Portal VIA blog, a coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Leila Paiva, falou sobre a importância das denúncias para o combate da violência sexual contra o público infantojuvenil.
A entrevista acontece no contexto do dia 18 de maio, que há 11 anos é reservado para relembrar a sociedade brasileira sobre um crime que ainda persiste nos dias de hoje: a exploração sexual de meninos e meninas.

Leila considera que o Brasil tem feito avanços e que a sociedade está cada vez mais disposta a denunciar casos de violência sexual. “De maio de 2003 a fevereiro de 2011, o serviço [canal de denúncia Disque 100] realizou mais de 2,5 milhões de atendimentos tendo recebido e encaminhado mais de 151 mil denúncias de todo o país”, conta.

A coordenadora relatou o trabalho realizado pelo Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que tem como principais linhas de atuação o Disque Direitos Humanos; o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil no Território Brasileiro (PAIR) – que cria e fortalece redes locais com ações integradas – e o apoio ao Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e à projetos inovadores.

Sobre os avanços desde 2003, quando foi implementado o Programa e o Disque 100, Leila citou que, de lá para cá, o serviço realizou mais de 2,5 milhões de atendimentos tendo recebido e encaminhado mais de 151 mil denúncias de todo o País. "Temos um Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes com diretrizes para a área e temos um canal de comunicação direta da população com o Governo Federal que é o disque 100 gratuito que funciona 24h por dia. Temos ainda a prioridade claramente estabelecida no âmbito das políticas públicas tanto que o tema está sob a responsabilidade da SDH na Presidência da República.

Além disso a população tem respondido muito bem e denunciado. Ainda temos muito que melhorar, é claro. Só vamos ficar felizes quando todas as crianças tiverem seus direitos garantidos e longe de violência, seja ela qual for. Estamos caminhando para isso", afirmou.
Com relação ao combate à pornografia infantil na internet, Leila explicou que o primeiro passo é a garantia da utilização segura da internet por parte de crianças e adoelscentes. "A prevenção a esse tipo de delito pode ser feita com o aumento do diálogo aberto sobre o tema entre pais e filhos, alunos e professores e entre os próprios adolescentes e ainda combatida por meio de denúncia discando 100, através do e-mail, ou acessando o site.
por Paula Rosa — 16/05/2011 19:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário