segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ensino Superior terá disciplina de enfrentamento de abusos sexuais
O Governo do Estado deverá enviar nos próximos dias à Assembleia Legislativa uma mensagem determinando a inserção da disciplina “Enfrentamento ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes” na grade curricular do ensino superior. Essa proposta é o resultado do trabalho em conjunto da Poder Legislativo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setecs), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O anúncio foi feito pelo presidente da AL, deputado José Riva (PP), durante a audiência pública realizada nesta segunda-feira (16), na Casa de Leis, para debater políticas públicas no combate a pedofilia.

Riva explicou que esse trabalho resultou na minuta que “autoriza o apoio financeiro a instituições de ensino superior e a concessão de bolsas de estudo e de pesquisas a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica”. Ele também destacou a importância do esforço concentrado da sociedade organizada para enfrentar os abusos sexuais contra crianças e adolescentes, que compromete o futuro das gerações.

“Objetivo é transformar as ideias em leis. Esse debate é importante por buscar instrumentos mais eficazes no combate ao abuso de crianças e adolescentes”, afirmou Riva.

A coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva lembrou que, por esse tema ser revoltante, ninguém pode cruzar os braços. Ela alertou sobre o quanto as denúncias podem ajudar nesse combate. “O silêncio é a maior arma que o pedófilo tem em seu favor. E a capacitação dos professores fará toda a diferença, já que as crianças passam boa parte do tempo na escola. “A criança dá sinais claro sobre o que está acontecendo. E o professor poderá acudi-la”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário