sexta-feira, 13 de maio de 2011


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe se encerra nesta sexta-feira (13/5) em todo o Brasil. Com isso, a população com 60 anos ou mais e gestantes em qualquer período da gravidez devem procurar um dos 33 mil postos de vacinação do país. Pais ou responsáveis devem levar crianças de seis meses a menores de dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias) para se vacinar.

No caso dos indígenas, outro público-alvo, a vacinação ocorre nas aldeias onde vivem. A campanha também é destinada aos trabalhadores de serviços de saúde, que devem seguir as recomendações das Secretarias Estaduais e Municipais.

A população-alvo soma aproximadamente 30 milhões de brasileiros. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% dessa população – o que representa cerca de 24 milhões de pessoas. Durante a campanha, foram mobilizados mais de 240 mil profissionais de saúde no país.


Os estados e municípios têm autonomia para definir o local e horário de funcionamentos dos postos. Por isso, as pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como o endereço e o horário de funcionamento.
Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o ministério, secretarias estaduais e municipais, a campanha utilizará 32,7 milhões de doses para todos os estados e municípios brasileiros. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

Contraindicações – A única contraindicação é para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro. Uma doença febril e aguda não representa uma contraindicação, mas é recomendável o adiamento para evitar que as manifestações clínicas da doença sejam, de maneira equivocada, associadas à vacina, como um possível efeito adverso. Na dúvida, um médico deve ser consultado.

Outra forma de prevenir a gripe é manter hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário