terça-feira, 8 de março de 2011

OMA felicita mulheres pelo 8 de Março

Luanda - O Secretariado Executivo da Organização da Mulher Angolana (OMA) endereçou hoje, terça-feira, uma mensagem de felicitações à massa feminina, por ocasião do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, na qual se congratula com os avanços alcançados pelas mulheres em todo o mundo.

"Trata-se de uma data de transcendental importância, porque nesta ocasião se renova a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, os seus direitos e a necessidade da sua participação nos processos de desenvolvimento", refere a mensagem.

Para as mulheres angolanas, acrescenta, o 8 de Março tem este ano um significado especial, pois acabam de celebrar o seu quinto congresso onde ficou o compromisso de continuarem a trabalhar na defesa de uma efectiva emancipação e promoção da mulher, garantindo a igualdade de direitos e de oportunidades na educação e no emprego, bem como a sua participação na vida política, económica, social e cultural.

Nesta senda, o Secretariado Executivo Nacional da OMA apela a concretização de acções prioritárias como a erradicação do analfabetismo, a educação e promoção para a saúde, a formação política e profissional das mulheres, bem como o acesso ao micro-crédito.

Exorta a sensibilização das famílias na assumpção das suas responsabilidades em relação a educação dos filhos e na consolidação das acções em prol do resgate dos valores cívicos, éticos, culturais e morais.

A OMA recorda nesta ocasião que a violência contra a mulher constitui um obstáculo à concretização dos objectivos pela igualdade do género e um factor de instabilidade da estrutura familiar, pelo que advoga a aprovação da Lei contra a Violência Doméstica.

O lema oficial desde ano das celebrações do Dia Internacional da Mulher, "A igualdade de acesso a educação, a capacitação e a ciência e tecnologia - Caminho para o trabalho decente da mulher", ilustra o trabalho que deve ser feito em prol da educação das mulheres.

"Celebramos o 8 de Marco numa altura em que a comissão da condição jurídica e social da Mulher acordou em Nova York acções prioritárias para enfrentar os contínuos obstáculos e os novos desafios para a implementação da declaração e a plataforma de acção de Beijing com vista a alcançar a equidade do género", realça a mensagem da OMA.

"O Secretariado Executivo Nacional da OMA augura que as mulheres de todo o mundo continuem a ter um papel determinante no progresso e desenvolvimento dos seus países, na preservação da paz, harmonia das famílias, para a consolidação do
Estado democrático e de direito", refere igualmente a fonte.

Por ocasião da efeméride, o Secretariado Executivo Nacional da OMA apela todas as mulheres a absterem-se de participar em actos que atentem contra a paz, a estabilidade, a democracia, o bem-estar social e que visem perturbar a ordem pública nos seus países, provocando a dor e o luto no seio das famílias.

Reitera o seu compromisso de apoio e solidariedade para com todas as mulheres que no mundo lutam contra todas as formas de discriminação.

O dia 8 de Março de 2011 celebra-se em várias partes do mundo como o centésimo primeiro aniversário do Dia Internacional da Mulher e o primeiro desde que foi institucionalizada a entidade da ONU para a igualdade do género e empoderamento da Mulher, criada pela Assembleia-Geral da ONU a 2 de Julho de 2010, dirigida pela ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário