quarta-feira, 23 de março de 2011

CINECEREST- um filme e um tema de interesse da coletividade! 

CINECEREST- 5ª Sessão, março 2011-  PASSOS PARA UM FUTURO MELHOR 



O CEREST Juazeiro do Norte, realiza a 6ª Sessão do CINECEREST- segunda-feira, dia 28 de Março, às 14h, com o filme “Passos  para um futuro melhor”: A experiência das mulheres do setor calçadista na Bahia. A proposta é sensibilizar e mobilizar profissionais da saúde, acadêmicos, trabalhadores/as, estabelecimentos de ensino, conselhos de políticas públicas, ONG’s,  em torno da temática Gênero, Trabalho  e  Saúde.
O documentário, uma produção do núcleo de estudos interdisciplinares sobre a mulher da Universidade Federal da Bahia, aborda o processo de reestruturação produtiva ocorrido em cidades do interior baiano, onde fábricas foram instaladas no âmbito da guerra fiscal entre os estados, sem que as populações fossem consultadas ou mesmo preparadas para um novo modelo de desenvolvimento.  No filme as trabalhadoras discorrem sobre custo social e ambiental dos empregos gerados pelo pólo calçadista e principalmente os impactos à saúde das trabalhadoras. Após a exibição haverá a tradicional roda de conversa, momento para reflexão e proposição de ações.

 ORIGENS DO 08 DE MARÇO PARTE I

A origem do Dia Internacional da Mulher, data significativa na luta pelos direitos das mulheres, vem sendo distorcida no Brasil e em diversos países.

 Na cobertura midiática, o dia 8 de março é associado a um incêndio que teria acontecido em 1857 em Nova York e provocado a morte de 129 trabalhadoras têxteis. Elas teriam sido queimadas como punição por um protesto por melhores condições de trabalho.
É importante destacar que houve, de fato, um incêndio, só que em 25 de março de 1911 e de forma diferente da narrada pela imprensa. As chamas começaram quando um trabalhador acendeu um cigarro perto de um monte de tecidos e alastraram-se rapidamente. As portas das escadas de incêndio estavam trancadas por fora, para evitar que os funcionários saíssem mais cedo. O saldo foi de 146 vítimas fatais, 13 homens e 123 mulheres.
 
ORIGENS DO 08 DE MARÇO PARTE II

Para compreender a escolha do 8 de março, remontamos ao dia 23 de fevereiro de 1917, 8 de março no calendário gregoriano.
 Naquela ocasião, as mulheres de Petrogrado, convertidas em chefes de família durante a guerra, saíram às ruas, cansadas da escassez e dos preços altos dos alimentos.
No dia seguinte, eram mais de 190 mil.
Apesar da violenta repressão policial do período, os soldados não reagiram: ao contrário, eles se uniram às mulheres.
Um aspecto diferencia fundamentalmente a participação das mulheres nos dois episódios: No incêndio da Triangle Shirtwaist, a mulher é vítima da opressão dos patrões e do fogo. Já nos protestos de 1917, ocupa uma posição de protagonismo. Encoberto, o fato deixa de mostrar a participação política das mulheres na construção de uma revolução que tem papel importante para a história mundial.
Sugestões, comentários, dicas de temas ou filmes?

Fone: 3511 4730.


Realização:         NEIM- UFBA
Organizadora:   Petilda Serva Vasques
Gênero:                                Documentário 
Duração:              25’    Ano: 2007   
Produtora:          GOA pictures

                              Governo Federal
Apoio: Secretaria especial de políticas para as mulheres


Local : Auditório do CEREST
Rua Tabelião João Machado 195-A
Bairro Santa Teresa, Juazeiro do Norte-CE.
Dia: 28/03/2011              Hora: 14h


Nenhum comentário:

Postar um comentário