quarta-feira, 23 de março de 2011

Jovens tomam as ruas em busca de Direitos



De longe, avistam-se bandeiras brancas que se misturam a cruzes de madeiras empunhadas por um grupo indignado. À frente do protesto, crianças e adolescentes levam faixas com mensagens de esperança e paz. Ao microfone, uma moradora da comunidade brada por justiça, fazendo alusão ao jovem Webster Saldanha, 18, morto mês passado em assalto ao ônibus Planalto Ayrton Senna/Parangaba: “Quantos jovens precisam morrer para que o Poder Público tome uma decisão contra essa violência?”, questionava.

A passeata, ocorrida ontem pela manhã, foi organizada pelo Conselho de Integração Social (Integrasol), do Planalto Ayrton Senna, como parte do Movimento pelo Direito à Vida. A mobilização trouxe o tema “Letalidade na juventude”. Participaram do movimento cerca de 300 moradores de bairros que integram as Secretarias Executivas Regionais (SERs) V e VI, além de outras entidades comprometidas com o objetivo de chamar atenção para as necessidades dos jovens. Hoje, o Movimento teve programada audiência pública na Câmara dos Vereadores, às 14 horas.

Um documento intitulado “Queremos vida em abundância”, elaborado por crianças e adolescentes do bairro, foi entregue a representantes do Poder Público ao fim da caminhada. Nele, são expostas reivindicações que destacam o cumprimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

“A morte do Webster foi apenas um estopim. Estamos dando um grito de basta. Não queremos mais nossas crianças e adolescentes entregues ao crime”, desabafa a coordenadora do Integrasol, Carolina Nery.

Segurança

O comandante da 1ª Companhia do 6º Batalhão, major José Oriano Gomes, responsável pelo segurança do Planalto Ayrton Senna e José Walter, disse considerar suficiente o policiamento disponibilizado para os bairros, composto por três motos, uma viatura da Polícia Militar e uma viatura do Ronda, além das blitze constantes. 


O coordenador do Projeto Fortaleza de Paz, da Regional V, Júlio Gurgel, informou não ter tido conhecimento das reivindicações levantadas pelas entidades na mobilização, e enfatizou que a SER V mantém articulação com os bairros, inclusive com reuniões mensais com as comunidades sobre as necessidades locais.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

No Planalto Ayrton Senna, passeata mobilizou cerca de 300 pessoas que reivindicaram o maior comprometimento do Poder Público às políticas de proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Sara Rebeca Aguiar
sararebeca@opovo.com.br
Fonte: www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário