terça-feira, 8 de março de 2011

Mundo marca 100 anos do Dia Internacional da Mulher


Tema deste ano pede mais igualdade no acesso à educação, treinamento, ciência e tecnologia: caminho do trabalho decente para mulheres.
Eventos em todo o mundo

Este 8 de março marca os 100 anos da comemoração do Dia Internacional da Mulher. A ONU está celebrando a data com uma série de eventos em várias sedes pelo mundo. O Programa para o Desenvolvimento, Pnud, homenageia as embaixadoras da Boa Vontade da agência, incluindo a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva. Já a Unesco vai promover, em Paris, um debate sobre a participação de mulheres na mídia.

O tema de 2011 é “Igualdade no acesso à educação treinamento, ciência e tecnologia: o caminho do trabalho decente para a mulher”.
Investimentos

Na véspera do dia, nesta segunda-feira, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, pediu mais investimentos para mulheres que trabalham no campo.

Neste 8 de março, a agência receberá várias líderes internacionais, em Roma, numa cerimônia para advogar a causa. Entre elas, a secretária americana de Estado, Hillary Clinton.
A vice-diretora do Departamento de Gênero e Emprego Rural da FAO, Eve Crowley, falou à Rádio ONU sobre o evento.

“A secretária de Estado, Hillary Clinton, a presidente da Libéria e outras pessoas vão falar sobre a necessidade de se fechar essa brecha e disparidades na agricultura e nas áreas rurais. É evidente que a disparidade de tecnologia estão entre as coisas mais agudas e importantes a resolver”, afirmou.

É a primeira vez que o Dia Internacional da Mulher será comemorado na ONU com eventos da nova entidade ONU Mulheres. A instituição reuniu quatro agências que tratavam do tema nas Nações Unidas para reforçar a agenda feminina no mundo.

A ONU Mulheres é dirigida pela ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário