quinta-feira, 14 de abril de 2011


A VISITA DA ESCOLA 18 DE DEZEMBRO FOI CITADA NA MATÉRIA DO DIARIO DO NORDESTE

Alunos de Altaneira em Fortaleza

TRECHO DA MATERIA DO DIARIO
Fortaleza As exposições "Brasiliana Itaú" e "Brassaï - Paris la nuit", no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor), continua atraindo a atenção de centenas de estudantes dos 184 Municípios do Estado do Ceará. Marcando os 60 anos da Nacional Gás, as exposições fazem parte do projeto "Caminhos da Arte". Em "Brasiliana", meninos e meninas do interior são levados a conferir acervo em documentos, obras e peças que contemplam 500 anos da História do Brasil. Na segunda exposição, o talento do fotógrafo Brassaï, de origem húngara, em obras de profunda sensibilidade estética.

Até maio
As visitas, iniciadas no dia 21 de fevereiro, seguem até o dia 1º de maio. Até lá, mais de dez mil crianças das escolas públicas terão passado pelos "Caminhos da Arte", no Espaço Cultural da Unifor.

O que foi levado para um seleto público somente nos principais salões de arte do País, a Nacional Gás e a Universidade de Fortaleza fazem alcançar crianças que não se imaginavam tão próximas das relíquias históricas, artísticas e culturais.

As escolas que participam e vêm para conhecer o acervo na Unifor contam com toda uma estrutura, que inclui hospedagem para os alunos que vêm de cidades mais distantes, além de alimentação, transporte e o acompanhamento contínuo de dois monitores em cada turma. Além disso, os jovens têm a oportunidade de fazer um tour pela Universidade e conhecer toda a infraestrutura da Unifor.

Escolas
Ontem, as exposições receberam as visitas de oito escolas: Escola José Adonias Gurgel de Albuquerque, de Acopiara; Escola Rosa Tavares Leite, de Abaiara; Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de dezembro, de Altaneira; Escola de Ensino Fundamental Cesar Cal´s de Oliveira, de Barbalha; Escola de Educação Infantil e Fundamental João XXIII, de Campos Sales; EMEF Nossa Senhora do Amparo, de Senador Sá; Escola Maria Pontes Vidal, de Massapê; C.E.I.D. Clarice, do Município de Uruoca.
VISITA DOS ALUNOS DO 18 DE DEZEMBRO A UNIFOR
Marcando os 60 anos da Nacional Gás, estudantes da EMEF 18 de Dezembro, Altaneira-Ceará, junto com as Coordenadoras Pedagógicas Antonia Micirlândia Soares, Rosinauva Martins e professores José Evantuil de Sousa e Francisca Lourenço da Silva Roque (Suely) foram levados no dia 11 de abril a apreciar as exposições "Brasiliana Itaú" e "Brassai-Paris la nuit" no espaço cultural da UNIFOR. As exposições fazem parte do projeto "Caminhos da Arte".  Em "Brasiliana", os alunos conferiram o acervo em documentos obras e peças que contemplam 500 anos da História do Brasil. Na segunda exposição, o talento do fotógrafo Brassai, de origem Húngara, em obras de profunda sensibilidade estética.

O projeto "Caminhos da Arte" possibilitou ao aluno sair do seu espaço habitual para vivenciar outro contexto, fazendo com que tenha uma leitura ampliada da cultura.

Por: Rosinauva Martins e Micirlândia Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário