Brasil precisa de 12 mil novas creches, diz relatório da Abrinq
Relatório da Fundação Abrinq divulgado esta semana revela que no Brasil existem aproximadamente 10 milhões de crianças de 0 a 3 anos que não frequentam creches. Os dados mostram ainda que se todas elas quisessem ingressar em uma unidade seria necessário a construção de 12 mil novas instituições para atender a demanda. Os números, baseados no IBGE 2009, foram reunidos pelo projeto ′Presidente Amigo da Criança` e publicados no III Relatório Um Brasil para as Crianças e os Adolescentes.
O documento aponta ainda que cerca de 51% dos adolescentes de 15 a 17 anos não frequentam o ensino médio. Outros pontos abordados pela fundação e que ainda precisam de melhoria são: desnutrição, mortalidade materna e analfabetismo.
O projeto, que visa aumentar o incentivo de políticas públicas para crianças e adolescentes, já conta com a adesão da presidente Dilma Rousseff . Entre as principais metas da ação estão: promover vidas mais saudáveis, acesso à educação de qualidade, proteção contra maus tratos e combate ao HIV.
Trabalho infantil
Outro dado levantado pelo estudo aponta que 2 milhões de crianças e adolescente entre 5 e 15 anos eram exploradas pelo trabalho infantil em 2009, de acordo com o PNAD. Apesar da redução de 33% em comparação ao ano de 2011, os números são preocupantes.
Da Agência O Globo, extraído do www.diariodepernambuco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário