segunda-feira, 4 de abril de 2011

Após registrar caso, SP teme epidemia de dengue tipo 4 em 2012

Depois de registrar o primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado de São Paulo, a preocupação da Secretaria de Saúde é com a circulação desse novo vírus em 2012. O Estado não prevê epidemia desse tipo da doença ainda em 2011, mas diz que o comportamento do vírus para o ano que vem é imprevisível.
 

"Quando entra um vírus novo, os anos subsequentes podem ter um comportamento diferente. Por termos mais pessoas suscetíveis a esse vírus, é possível uma circulação maior", afirmou Clélia Aranda, coordenadora de Controle de Doenças da pasta.

O vírus tipo 4 não é mais agressivo do que os outros três, mas aumenta o risco de epidemia porque menos pessoas estão imunizadas contra ele. A secretaria destaca ainda que o surgimento de um novo vírus aumenta o risco de que mais pessoas sejam infectadas pela segunda vez. Em casos de uma segunda infecção, a chance da doença desenvolver um quadro grave é maior.

O vírus da dengue tipo 4 nunca havia sido identificado em São Paulo --é o primeiro caso da história do Estado. A primeira vítima é uma mulher adulta da região urbana de São José do Rio Preto (438 km de São Paulo), segundo antecipou a colunista Mônica Bergamo. Ela foi tratada e já está curada.

Segundo a secretaria, a vítima não tem histórico de viagem recente a outros Estados. Uma hipótese levantada pela pasta é de que uma pessoa de outro Estado tenha visitado São Paulo já infectada e tenha sido novamente picada pelo mosquito transmissor da doença. Com isso, esse mosquito poderia ter transmitido o novo vírus. 

Ainda de acordo com a secretaria, já era esperado que o primeiro caso de dengue tipo 4 fosse registrado na região de São José do Rio Preto, que registra altos índices da doença. 

O governo diz que monitora a situação, inclusive para tentar identificar se há outros casos de dengue tipo 4, e analisa se é necessário reforçar alguma medida de prevenção na região. Entretanto, de acordo com a secretaria, todo o padrão de combate ao mosquito e tratamento da doença não muda em relação aos outros tipos da doença.

O Brasil passou 28 anos sem registrar um caso do tipo 4 da dengue, mas ele foi reintroduzido no país em 2010. De lá para cá, já foram notificados casos no Amazonas, Pará, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Roraima.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário