quarta-feira, 6 de abril de 2011

Qual a razão do caos da saúde pública, falta de investimento ou mal gerenciamento?


Quem assistiu ao globo repórter da rede globo de televisão no dia 01/04/2011, deve se perguntar, as cenas mostradas pela reportagem bem que poderiam ter sido feitas em nosso município, as mortes de crianças por omissão de médicos e hospitais, cenas fortes que chocam a população brasileira. Mas, neste momento, muitos dos médicos não honram o que aprenderam nos bancos das faculdades, muitas destas faculdades são públicas, pagas com o dinheiro do cidadão brasileiro através dos impostos.

Em Sobral não é diferente, o secretário de saúde diz em reuniões que o problema é falta de médicos para serem contratados, pois segundo ele a maioria dos municípios enfrentam o mesmo problema, diz que os municípios estão em uma disputa pelos profissionais. Mesmo com toda esta carência de médicos, não podemos aceitar que os profissionais que prestam serviço em nosso município deixem de atender bem a população, principalmente as crianças, que devem ser prioridade nos atendimentos.

O secretário de saúde disse em uma reunião realizada na escola CAIC, bairro da Expectativa no dia 29/03/2011, que o município firmou um convênio com uma empresa aérea, ou seja Sobral conta com um avião para atender qualquer cidadão sobralense, com urgência em seu quadro de saúde, disse ainda que não é preciso de sua liberação, basta que os hospitais afirmem a necessidade.

A SAÚDE hoje a nível de Brasil está em estado de calamidade, segundo a reportagem mostrou, mas o que fez a saúde chegar a este ponto, foi à falta de investimento em faculdades de medicina? Foi o mau gerenciamento de gestores públicos em relação à saúde? É a população que desconhece os seus direitos, que ao ser mal atendido em um CSF ou hospital, não questionam os seus direitos ou não sabem se têm?

O município de Sobral serve de referência na área de saúde para muitos municípios, não apenas do estado do Ceará. Temos os CSFs, que em sua grande maioria são espaços físicos muito bons, mas a falta de médicos nestes locais vem superlotando a Unidade Mista de Saúde, que também não vem dando conta da demanda. O hospital estadual que está sendo construído vai resolver o problema de Sobral? Dada vista que o problema é a falta de médicos, que estão preferindo ir para os municípios menores que estão sendo remunerado melhor? Se o estado for capaz de contratar estes profissionais para trabalharem neste hospital que está sendo construído, porque o município não consegue suprir esta carência?

Gostaria de parabenizar o município Sobral pelo convênio com a empresa área para deslocar pacientes com urgência para a capital. Ao mesmo tempo, solicitar que seja feito algo para amenizar o descaos com a saúde publica no município, pois não justifica a carência da falta de médicos para serem contratados. Faltam aparelhos de autoclaves em alguns CSFs, determinados medicamentos, ambulâncias, pois segundo informações obtidas do Sobral Portal de Noticias no dia 29/03/2011, a comunidade de Bilheira esta sem ambulância a mais de três meses.

Atribuições do Conselho Municipal de Saúde
  • Controlar o dinheiro da saúde.
  • Acompanhar as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais.
  • Participar da elaboração das metas para a saúde.
  • Controlar a execução das ações na saúde.
  • Deve se reunir pelo menos uma vez por mês.

Será que o Conselho Municipal de saúde está fazendo a sua parte?

A população deve cobrar os seus direitos, que deva ser uma saúde de qualidade, pois para isto ela já vem cumprindo diariamente com os seus deveres (pagando os impostos), cabe aos gestores de nosso país fazer a sua parte, gerenciar bem os recursos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário