sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Violência na escola preocupa população     
 
 
Os casos de violência na escola têm aumentado muito nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal Diário do Nordeste, 72 % das escolas estaduais descumprem a lei que determina a implantação de uma comissão de atendimento, notificação e prevenção à violência dentro das escolas.
Falta de diálogo familiar e a cultura de violência vivenciada na sociedade são os principais fatores para os números que correspondem a esse tipo de violência subirem cada vez mais. No jornal O Povo, a diretora de uma das escolas entrevistadas pela reportagem, afirma que a violência escolar é o espelho do que ocorre fora de sala.
Na tentativa de diminuir a violência dentro da dinâmica escolar, algumas instituições de ensino estão implantando projetos extracurriculares como, por exemplo, aulas de esporte, danças, capoeira e até ensino religioso. Estas ações estão facilitando a melhora comportamental das crianças e dos adolescentes, diminuindo os receios dos professores e criando uma harmonia na convivência entre os jovens de diferentes idades dentro das escolas.

(Diário do Nordeste, Ivna Girão; O Povo, Lucinthya Gomes e Mariana Lazari, 07/10/2010)

 
 
Relatório revela grande número de pontos de exploração sexual no Ceará
 

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgado no ultimo dia 6, dos 1.820 pontos de exploração sexual infanto-juvenil existente nas estradas brasileiras, 44 estão localizados no estado do Ceará.
A Polícia Federal afirma que a baixa taxa de denúncias desse tipo de crime dificulta a ação dos policiais. Outro fator complicado é o fato de alguns profissionais que deveriam garantir a segurança de crianças e adolescentes acabam agindo em parceria com exploradores sexuais para a prática da abordagem dos motoristas nas estradas. Desta forma, o Ceará ocupando o 10º lugar por quantidades de ponto de risco críticos de exploração infantil.
A BR-116, que corta todo o Ceará, foi a BR com a localização de maiores pontos de risco, com, em média, 41,2 quilômetros de distancia entre um ponto e outro. Em seguida, a BR 187 foi a segunda mais problemática no assunto. Outro aspecto que preocupa é que dos 44 pontos de risco no Ceará apenas 11 são em localizações rurais, ou seja, mais da metade dos pontos de risco estão localizados nas áreas metropolitanas e na capital.
De acordo com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará), é necessário que haja ação dos policiais para a extinção desses números, pois não adiantar a realização desse relatório se a polícia e a população não entenderam a importância da denúncia.

(Diário do Nordeste, O Povo, 07/10/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário