quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Candidatos se comprometem com a criança e o adolescente
 
O Movimento ECA 20 Anos, em parceria com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e outras instituições ligadas aos direitos humanos e à temática da infância e adolescência, realizou ontem (02), na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), uma Chamada Pública para todos os candidatos que estão concorrendo nas eleições de 2010.
Compareceram ao evento 40 candidatos que assinaram o termo assumindo o compromisso de priorizar a temática da criança e do adolescente durante os seus mandatos, caso sejam eleitos. O documento possui 16 propostas para efetivação dos direitos da criança e do adolescente previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O evento aconteceu na sede do Ministério Público do Ceará (CE), onde estiveram presentes os candidatos ao Governo do Estado, Soraya Tupinambá (Psol) e Marcelo Silva (PV). Também participaram os candidatos ao Senado, Polô (PV) e Marilene Silva (PSTU), além de cinco candidatos a deputado federal e 31 a deputado estadual. O candidato ao governo pelo PSDB, Marcos Cals, enviou como representante o seu vice, Pedro Fiúza.
(O Povo, André Teixeira, 03/09)
 
 
SUS disponibiliza nova vacina para a população infantil
 
A partir do próximo dia 8, estará disponível, gratuitamente, em todos os postos de saúde do Ceará a vacina anti-pneumocócica 10-valente, que protege contra a bactéria Streptococcus pneumoniae, o pneumococo, causador de doenças pneumocócicas invasivas, como a meningite e a pneumonia. No Ceará serão imunizadas 232 mil crianças de dois meses a dois anos de idade. A vacina, antes de ser disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), custava R$ 1.500 em clínicas particulares da cidade.
A primeira aplicação da vacina deve ser aos dois meses de idade. As próximas, aos quatro e seis meses. Um reforço deve ser dado quando a criança completar um ano e meio.
Um evento organizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) deu início ontem (02) ao "Treinamento para o Estudo de Efetividade da Vacina Anti-pneumocócica 10-valente no Brasil", O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, destaca que "esta vacina é mais eficaz do que a vendida nas clínicas privadas do Estado, a chamada Vacina contra infecção pneu-mocócica 7-valente (Prevenar). A nossa é 10-valente, ou seja, tem maior proteção", disse o representante da Secretaria.
(Diário do Nordeste, 03/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário